Nos dias 2 e 3 de maio, a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, o CEDIS, e o IDeS (Instituto de Direito e Segurança) promovem a quarta edição do CONSEDE – Congresso de Segurança e Democracia, que terá lugar no auditório B da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, e que visa debater “os mais importantes temas da atualidade em que a necessidade de segurança e os princípios da democracia e do Estado de Direito se cruzam”.

A sessão de abertura do evento estará a cargo do coordenador dos cursos de doutoramento e mestrado em Direito e Segurança da Nova Direito, Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia, do reitor da Universidade Nova de Lisboa, Prof. Doutor António Bensabat Rendas, e da Minsitra da Administração Interna, Prof. Doutora Constança Urbano de Sousa.

A primeira sessão do congresso, intitulada “A crise dos refugiados:(des)união europeia?”, terá como oradores Teresa Tito de Morais, presidente do Conselho Português para os Refugiados, Nuno Piçarra, professor associado da Nova Direito, e Ana Rita Gil, doutoranda da Nova Direito, estando a moderação do debate a cargo da jornalista Cristina Esteves.

“Proteção Civil: que presente e que futuro” é o tema da segunda sessão do evento, que terá como moderador o Prof. Doutor Bacelar Gouveia, num debate onde participarão Luciano Lourenço (professor associado com agregação do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), José Manuel Moura (Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil), Paulo Teixeira (antigo presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva) e Duarte Caldeira (presidente do Centro de Estudos e Intervenção em Protecção Civil).

O segundo dia do CONSEDE, 3 de maio, terá início com a sessão dedicado ao tema “Corrupção e crime organizado: como preservar/afirmar os valores democráticos?”,  e que contará com as intervenções dos docentes Rui Pereira (presidente do conselho diretivo do OSCOT – Observatório sobre Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo), Fernando Velasco (Universidade Rey Juan Carlos), Joaniosval Brito Gonçalves (consultor legislativo do Senado Federal do Brasil) e André Ventura (Nova Direito). Os momentos de debate serão moderados pelo Prof. Doutor Armando Marques Guedes.

A última sessão do evento, “Cibersegurança: que desafios à estratégia nacional de segurança no ciberespaço?”, terá um painel de oradores constituído pelo coordenador do Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República, Pedro Verdelho, pelo coordenador do Departamento de Políticas e Desenvolvimento Estratégico do Centro Nacional de Ciber-Segurança, Vitor Morais, e pela vice-presidente da Competitive Intelligence and Information Warfare Association, Sofia Vasconcelos Casimiro.

A conferência de encerramento do IV CONSEDE será proferida pelo diretor da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Prof. Doutor Cândido Agra.

O encerramento do congresso contará, novamente, com as intervenções do presidente do IDeS, Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia, e do reitor da Universidade Nova de Lisboa, Prof. Doutor António Bensabat Rendas.

O congresso, cujo comité organizador é composto pelos docentes Jorge Bacelar Gouveia, Francisco Pereira Coutinho, Sofia Santos e Duarte Caldeira, será transmitido em direto pela Justiça TV.

Mais informações e inscrições, aqui.

 

Cartaz Consede IV_Abr2016_05

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.