O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) elegeu, hoje, o Professor Doutor António M. Cunha, reitor da Universidade do Minho, presidente deste órgão, onde exercerá funções no triénio 2014-2017.

O novo presidente do CRUP é Professor Catedrático da Universidade do Minho desde 2003, tendo sido eleito reitor daquela universidade em 2009 e 2013. É doutorado em Ciência e Engenharia de Polímeros e tem um percurso caraterizado por uma intensa interação com o tecido económico-produtivo.

Segundo o Prof. Doutor António Cunha, as prioridades do mandato que agora se inicia devem focar-se no reforço da autonomia universitária e na procura de condições para um financiamento adequado, estável e transparente das Universidades públicas. No entanto, o novo presidente do CRUP não pretende que o seu mandato fique capturado pela discussão de questões orçamentais e elenca dossiês como a regime jurídico das instituições de ensino superior, a carreira docente universitária, a centralidade das universidades na produção científica nacional, a internacionalização e a interação mais efetiva com a sociedade.

O seu início de funções ocorrerá na reunião do CRUP do próximo dia 11 de novembro, substituindo António Rendas no cargo.

 

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.