A Revista Jurídica Portucalense (RJP) está, em 2017, fortalecida com o alargamento das suas ligações para efeito de indexação em bases de dados científicas internacionalmente reconhecidas.
Fundada em 1998, na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, a RJP é uma publicação semestral dedicada à reflexão, investigação e divulgação em todas as áreas do saber jurídico. De acordo com o comunicado da instituição, “soube manter-se estável na sua publicação e a acompanhar as tendências de evolução transformando-se, em 2014, em revista digital de acesso aberto alojada no RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal), apesar de ainda manter em paralelo o formato impresso. Procurou, igualmente, a adesão à indexação em bases de dados científicas internacionalmente reconhecidas”.
Alcançou já a referenciação nas plataformas CrossRef (a partir da qual todos os artigos científicos da revista passam a ter um número de identificação digital único – DOI) e na OpenAIRE (que, com o RCAAP, assegura a preservação digital das revistas que cumprem as normas e formatos internacionais) e está indexada na REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) desde finais de Julho.
O acordo de colaboração, recentemente celebrado, entre a REDIB e a Clarivate Analytics , líder mundial em serviços e tecnologias da informação, permite um reforço no apoio à disseminação da investigação Ibero-americana. Esta colaboração traduz-se na inclusão das revistas indexadas na REDIB no universo da Web of Science, aumentando o seu impacto e tornando possível a aplicação de métodos de análise bibliométrica aos seus conteúdos. O acordo contempla ainda a possibilidade de propor revistas indexadas na REDIB para a sua inclusão no ESCI, Emerging Sources Citation Index, base de dados incluída já na coleção principal da Web of Science, passo indispensável para a completa integração das revistas na referida coleção principal.
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.