O Centro de Estudos Judiciários (CEJ) vai lecionar 3 cursos (breve, avançado e b-learning) de Inglês Jurídico.

Estes cursos são, especialmente, dirigidos a Juízes e Magistrados do Ministério Público, mas também há vagas para outros profissionais da área forense, tendo um custo associado de 100€.

As inscrições deverão ser submetidas até dia 10 de novembro, para formacao-def@mail.cej.mj.pt, com os seguintes dados: nome completo; profissão; morada; contacto telefónico e de e-mail; NIF.

Inglês Jurídico – Curso Breve

Este curso visa possibilitar aos interessados o aperfeiçoamento das suas competências no domínio da língua inglesa e o desenvolvimento das suas capacidades de expressão escrita e oral, apetrechando-os com o vocabulário técnico-jurídico comummente utilizado em áreas jurisdicionais, em especial nas áreas civil, penal e laboral, através da leitura de textos jurídicos, de debates e de exercícios orais e escritos a partir, nomeadamente, da simulação de atos.

O Curso Breve de Inglês Jurídico será leccionado a partir de novembro de 2015 e decorrerá,  até março de 2016. Serão realizados 2 a 3 cursos breves, sendo cada um deles composto por 8 unidades letivas, que decorrerão em 2 dias por semana (segunda e terça-feira, das 18h30 às 20h00).

Os inscritos realizarão um teste prévio de aferição de conhecimentos, e dependendo do resultado obtido, poderão ser divididos em 3 níveis: nível I – conhecimentos elementares; nível II – conhecimentos médios; nível III – bons conhecimentos.

Inglês Jurídico – Curso Avançado

O Curso Avançado de Inglês Jurídico terá o seu início em abril de 2016 e decorrerá, previsivelmente, até julho. Serão realizados 2 cursos, sendo cada um deles composto por 12 sessões presenciais, 1 vez por semana (segunda ou quarta-feira, das 18h30 às 20h00).

O curso supra citado tem os seguintes objectivos:

  • Consolidar e desenvolver o vocabulário técnico-jurídico necessário à comunicação e à compreensão;
  • Melhorar as capacidades de expressão/exposição oral;
  • Alargar conhecimentos em áreas temáticas diretamente relacionadas com o Direito que permitam compreender e debater os sistemas jurídicos de Portugal e Inglaterra ou Estados Unidos.

Como se pretende utilizar o tempo da sessão exclusivamente para conversação e debate, será utilizada a plataforma Moodle do CEJ para colocação dos materiais (textos, links para material audiovisual, documentos, glossários e outros) que serão utilizados nas sessões presenciais, tendo em vista a preparação de cada sessão.

Esta formação deverá ser frequentada por aqueles que completaram o nível II e III do Curso Breve de Inglês Jurídico em anos anteriores. Para estes, serão mantidos os níveis inicialmente apurados.

Curso de Inglês Jurídico – b-learning

O curso de b-learning de Inglês Jurídico Básico destina-se a formandos com um nível intermédio de conhecimentos de língua inglesa e tem como objectivos consolidar e desenvolver o vocabulário técnico-jurídico necessário à comunicação e à compreensão e alargar conhecimentos em áreas temáticas diretamente relacionadas com o Direito.

Com uma duração de 4 meses (janeiro a abril de 2016), este curso incidirá principalmente sobre as áreas de direito penal, direito civil, direito do trabalho e direito da família. Terá contudo, uma sessão presencial , previsivelmente em julho, de frequência obrigatória.

O conteúdo do curso é desenvolvido numa plataforma de e-learning concebida para o efeito, possibilitando aos formandos o acompanhamento do curso de forma independente, respeitando os ritmos individuais e com flexibilidade de horários. O curso terá uma sessão presencial final – seminário de um dia – para consolidação dos conteúdos abordados e troca de experiências.

O curso de b-learning de Inglês Jurídico é constituído pelos seguintes conteúdos:

  • Os Sistemas do Direito e “Common Law” ;
  • Fontes, Classificação e Ramos do Direito;
  • Profissionais da Justiça, Tribunais e Intervenientes;
  • Processo Penal;
  • Processo Civil;
  • Direito da Família;
  • Direito do Trabalho;
  • Direitos Humanos e o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Mais informações, aqui.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.