O Projeto Lado-a-Lado nasceu de uma parceria da Associação Académica de Coimbra (AAC) com o Centro de Acolhimento João Paulo II e baseia-se num compromisso intergeracional, no qual um estudante de Coimbra (Universidade, Instituto Politécnico, Ensino Privado) recebe alojamento gratuito, em troca de acompanhamento diário a uma pessoa idosa da cidade de Coimbra.

Pretende-se, com esta iniciativa, combater o isolamento dos idosos da cidade de Coimbra, através do espírito dinâmico dos estudantes; acompanhar os seniores na promoção do seu bem-estar assegurando o acesso a cuidados de saúde; apoiar o Sénior em todas as áreas que tenha necessidade; promover a intergeracionalidade entre jovens e seniores; e permitir a estudantes carenciados o acesso a alojamento gratuito e de qualidade.

Para integrar este projecto, o estudante, que não pode ser natural de Coimbra, tem que se inscrever  na Associação Académica de Coimbra, sendo depois convocado para uma entrevista no Centro de Acolhimento João Paulo II, onde é avaliado a nível psicossocial, por uma Técnica de Serviço Social que acompanha o projecto e por uma Psicóloga que faz a avaliação. O idoso por sua vez, inscreve-se no Centro de Acolhimento João Paulo II, onde será sujeito à mesma avaliação do estudante. Posteriormente é feita uma visita à casa da pessoa idosa e se esta reunir condições faz-se a integração do estudante em casa do sénior.

Os intervenientes serão contactados regularmente e serão realizadas visitas domiciliárias para se assegurar o bom funcionamento do projecto.

Os estudantes interessados em integrar o Projeto Lado-a-Lado, devem efectuar a sua inscrição, aqui.

Via | AAC

 

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.