Marcelo Rebelo de Sousa, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, venceu, ontem, as eleições presidenciais, com 52% dos votos.

Licenciado em Direito com 19 valores, Marcelo Rebelo de Sousa, concluiu o Curso Complementar de Ciências Político-Económicas com a classificação de “Muito Bom com distinção” e, em 1984, doutorou-se em Direito (Ciências Jurídico-Políticas) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com distinção e louvor.

Foi aprovado por unanimidade no concurso para professor associado em 1985, e nomeado professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, provisoriamente em 1990, e em definitivo em 1992. Atualmente era Presidente do Conselho Científico do Centro de Investigação de Direito Público (CIDP) daquela faculdade.

Foi também Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Professor Catedrático convidado da Faculdade de Direito da mesma Universidade e membro da Comissão Instaladora, do Conselho Científico e Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, de que é doutor honoris causa.

Exerceu vários cargos políticos de relevo, entre as quais as de Presidente do Partido Social Democrata, de Vice-Presidente do Partido Popular Europeu e de Membro do Conselho de Estado.

No âmbito do jornalismo, foi durante muito tempo comentador da atualidade política, sendo que, em 1972, foi também um dos fundadores do semanário “Expresso”.

Autor de uma vasta obra científica, são de destacar os vários tomos de Direito Administrativo Geral  e as Lições de Introdução ao Estudo do Direito de que é co-autor, o precursor Os Partidos Políticos no Direito Constitucional Português, O Valor Jurídico do Acto inconstitucional e Direito Constitucional – I- Teoria da Constituição e a importante revista Legislação.

Pela sua actividade jurídica e docente foi condecorado com a Comenda da Ordem de Santiago da Espada e com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Fonte | ICJP  Foto | Juntos por Portugal

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.