Um estudo realizado pela Uniplaces (plataforma online para alojamento de estudantes universitários) com o objetivo de compreender o comportamento online da geração millennial revela que os smartphones são utilizados maioritariamente em movimento, nos transportes públicos e na casa-de-banho, com o propósito de aceder às redes sociais.
“Os millenials vivem o mundo digital de uma forma muito natural, como mais nenhuma outra geração consegue e sabe viver. Estão a trazer novos hábitos e comportamentos de consumo, têm valores distintos, e é muito importante que as empresas e as marcas compreendam as suas especificidades, para conseguirem comunicar com eles de forma efetiva. Os resultados deste inquérito revelam dados interessantes, alguns mesmo surpreendentes”, explicou Miguel Santo Amaro, co-fundador da Uniplaces.
No âmbito do inquérito online realizado junto de estudantes de várias nacionalidades, a Uniplaces apurou que principal propósito para o uso dos smartphones é para a utilização de redes sociais (71,4%), manter-se em contacto com os amigos (67,8%) e visualização do email (49,6%). Quanto às aplicações preferidas, os espanhóis e italianos “não conseguem viver” sem o WhatsApp, enquanto que os portugueses e os franceses demonstram maior preferência pelo Facebook.
O comportamento de compra dos estudantes através dos dispositivos móveis foi também analisado neste inquérito, concluindo-se que os britânicos são os que mais compram através do smartphone (45,4%), e que a maioria dos estudantes franceses prefere não realizar as suas compras via mobile (44,1%). De uma forma geral, entre todos os inquiridos existe uma maior predisposição para a pesquisa através de dispositivos móveis, mas o ato de compra é feito através do desktop.
Este estudo realizou-se entre 27 de outubro e 8 de novembro de 2016, tendo como base as respostas de 1528 estudantes, provenientes de várias nacionalidades (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Reino Unido, outros). Portugal contou com a participação de 146 universitários.
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.