Um estudo da Direção Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência (DGEEC) revela que mais de 8500 alunos (cerca de 12% dos 73 mil que ingressaram no Ensino Superior no ano letivo de 2011/12) acabaram por abandonar a faculdade ao fim de um ano.

Segundo o Diário de Notícias, no ano lectivo 2011/12 foi a primeira vez que se elaborou um mapa rigoroso do abandono a este nível, cujos números até agora se baseavam em projecções e que só foi  possível com a introdução de um número de identificação único, a nível nacional, para cada novo aluno inscrito.

Contactado pelo jornal,  Daniel Freitas, presidente da Federação Académica do Porto e estudante de Engenharia na Universidade do Porto, considera que na base deste abandono académico estão, sobretudo, “carências económicas”.

O Ministério da Educação e da Ciência, em declarações ao mesmo jornal, realça que “é necessário trabalhar para melhorar o sucesso e baixar o desperdício de recursos e a frustração que sempre acompanha um abandono não desejado”.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.