O Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral faleceu esta quinta-feira, 3 de Outubro, aos 78 anos. O professor catedrático de Direito foi o fundador e primeiro diretor Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), onde também obteve o grau de doutor em Direito (Ciências Jurídico-Políticas), Diogo Freitas do Amaral foi, entre 1970 e 1998, docente nessa instituição. Em 1996, esteve entre os fundadores da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Lecionou nesta Faculdade a sua última aula, em 22 de maio de 2007, com o tema “Alterações do Direito Administrativo nos últimos 50 anos”.

Em 1974, fundou o CDS e foi seu presidente durante 12 anos (1974-1982 e 1988-1991). Exerceu importantes cargos governamentais, nomeadamente como ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, vice-primeiro-ministro e primeiro-ministro interino.

O especialista em Direito Público é autor de uma vasta obra sobre direito administrativo, direito constitucional, história das ideias políticas, política externa e de defesa.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.