Concurso de acesso ao Ensino Superior arranca esta quarta-feira

A primeira fase de candidatura ao ensino superior público começa hoje e estende-se até 6 de Agosto, com um total de 51568 vagas (concurso nacional e concursos locais de acesso).

O número de vagas, que se distribui por 1087 licenciaturas e mestrados integrados, manteve-se semelhante (mais oito) ao fixado para o ano lectivo anterior.

“Face aos resultados dos exames nacionais já realizados é expectável que o número de candidatos às vagas colocadas a concurso seja também semelhante face ao ano anterior”, refere o comunicado da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES).

A “distribuição de vagas evidencia que o número total de vagas se manteve estável face ao ano anterior decorrente do aumento de vagas nas instituições em regiões com menor procura e menor pressão demográfica ter compensado a redução de vagas em Lisboa e Porto”, destaca a nota da DGES.

O curso de Direito tem 1225 lugares a concurso, distribuídos maioritariamente pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (445 vagas em regime diurno e 82 vagas em regime pós-laboral) e pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (334 vagas). A Faculdade de Direito da Universidade do Porto está disponível para receber 146 novos alunos, a Escola de Direito da Universidade do Minho 125 (110 em regime diurno e 15 em regime pós-laboral) e a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa 93.

As candidaturas ao ensino superior são feitas online, no site da DGES. Para acesso ao sistema de candidatura, os candidatos podem utilizar a autenticação com o cartão de cidadão.

Os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior serão divulgados a 9 de Setembro.

Mais informações aqui.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.