O Prof. Doutor Rui de Alarcão, antigo reitor da Universidade de Coimbra, morreu ontem, aos 88 anos. O professor catedrático jubilado estava internado no Centro Hospital e Universitário de Coimbra desde o início do mês.

Nascido em Coimbra a 22 de Fevereiro de 1930, Rui Nogueira Lobo de Alarcão e Silva doutorou-se em Direito no ano de 1971, tendo-se tornado professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1978. Nesta faculdade, lecionou as disciplinas de Teoria Geral do Direito Civil, Direito das Obrigações, Direito Comparado e Introdução ao Estudo do Direito.

O jurista assumiu a função de reitor da Universidade de Coimbra durante 16 anos, entre 1982 e 1998. Foi membro do Conselho de Estado, membro da Comissão Constitucional, membro do Conselho Nacional do Ensino Superior, membro do Conselho Nacional de Educação, membro da Comissão Redactora do Código Civil, membro da Comissão Revisora do Código Civil e Chanceler das Ordens Honoríficas.

O antigo reitor da Universidade de Coimbra foi, ainda, alvo de várias homenagens e distinções, entre as quais a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, a Grã-Cruz de Sant’Iago da Espada, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a Medalha de Ouro da UC e a Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra. Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e  pela Universidade de Macau, o Professor Rui de Alarcão era ainda sócio honorário da Associação Académica de Coimbra.

As cerimónias fúnebres decorrem esta segunda-feira, pelas 16 horas, na Capela da Universidade de Coimbra. O corpo estará em câmara ardente a partir das 10 horas.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.