A partir de hoje, 8 de Março, a Sala do Conselho Geral da Ordem dos Advogados passará a ter o nome da Dra. Regina Quintanilha. Trata-se de uma homenagem desta ordem profissional, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, à primeira mulher licenciada em Direito e advogada em Portugal.

Regina Quintanilha nasceu a 9 de Maio de 1893, em Bragança, e ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com apenas 17 anos, no dia 24 de Outubro de 1910. Fez a sua estreia como advogada no Tribunal da Boa Hora, a 14 de Novembro de 1913, depois do Supremo Tribunal de Justiça lhe ter dado autorização para advogar. Mais tarde viria também a exercer advocacia no Brasil e nos Estados Unidos da América.

A jurista exerceu também as profissões de Notária, Conservadora do Registo Predial e Procuradora Judicial, sendo ainda autora de diversos trabalhos de natureza jurídica. Faleceu em Lisboa, a 19 de Março de 1967.

A Biblioteca da Ordem dos Advogados possui no seu acervo o “Livro de Ouro“, uma obra muito rara que homenageia Regina Quintanilha, profusamente ilustrado com belas iluminuras e aguarelas. A obra foi oferecida à Ordem dos Advogados, em 1992, pelos seus descendentes.

Foto | OA

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.