“O enquadramento legal e psicológico da criança vítima de abuso sexual” é o tema da conferência que a Universidade Europeia promove esta sexta-feira, dia 24 de Novembro.

A conferência irá focar-se no ato técnico de audição de crianças vitimizadas em contexto judicial e explora formas de acautelar a sua “re-vitimização”. A “verdade” dos depoimentos destas crianças sofre múltiplas vezes viés por uma ferramenta mal operada e insensível às suas limitações cognitivas e de desenvolvimento. O que está feito? E o que está por fazer? São algumas das questões que este encontro pretende esclarecer.

O evento contará com a participação de convidados que se têm dedicado à investigação e à prática nesta área, entre eles, Joana Alexandre (professora auxiliar convidada no ISCTE-IUL), Ângela Rodrigues (coordenadora da Unidade de Felicidade na Terra dos Sonhos), Rui Nunes-Costa (técnico de projetos e gestor de voluntariado na APAV e professor assistente convidado na Universidade Europeia) e Carla Ferreira (gestora técnica na Rede CARE da APAV). Os docentes da Universidade Europeia, Amadeu Quelhas Martins e Eduardo Vera-Cruz, representando as perspetivas da Psicologia e do Direito, serão os moderadores dos debates.

A iniciativa tem entrada livre, mediante inscrição prévia.

Mais informações, aqui.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.