Guilherme Figueiredo é o novo Bastonário da Ordem dos Advogados. A lista H, encabeçada pelo advogado portuense, venceu a segunda volta das eleições para o cargo de bastonário e respectivo Conselho Geral da Ordem dos Advogados, para o triénio 2017-2019.

Segundo os resultados eleitorais disponíveis no site da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo obteve 9862 votos, mais 669 que a actual Bastonária, Elina Fraga. No total, participaram 20608 advogados neste acto eleitoral, tendo-se registado 1344 votos em branco e 209 nulos.

Recordamos que na primeira volta das eleições, realizadas a 18 de Novembro, havia quatro candidatos ao cargo de Bastonário e Elina Fraga foi a candidata mais votada, com 8706 votos, seguida de Guilherme Figueiredo que obteve 7838. Jerónimo Martins conseguiu 1374 votos e Varela de Matos teve 973. Dado que nenhum candidato reuniu mais de 50% dos votos, como exige o novo Estatuto da Ordem dos Advogados, foi necessário marcar um segundo sufrágio.

Esta terça-feira, tiveram também lugar as eleições para os órgãos da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS): António Costeira Faustino foi eleito para Presidente da Direção e Carla Cadilhe para Presidente do Conselho de Fiscalização.

Os resultados eleitorais podem ser consultados, aqui.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.