Aprovado em Conselho de Ministros e a caminho da discussão e votação na Assembleia da República,  a proposta de lei de revisão do Estatuto da Ordem dos Advogados, entre outras alterações, cria a figura do provedor do cliente que visa supervisionar a actividade dos advogados, protegendo os interesses dos clientes.

O cargo de provedor do cliente será remunerado e  exercido por uma pessoa que não esteja ligada à advocacia  (preferencialmente) ou que suspenda a sua inscrição na Ordem dos Advogados. O titular deste cargo  terá como funções “analisar as queixas apresentadas pelos destinatários dos serviços prestados pelos advogados e fazer recomendações sobre essas queixas e sobre o aperfeiçoamento do desempenho da Ordem”, segundo adianta o Diário de Notícias.

Para além de manter a licenciatura em Direito (sem necessidade de mestrado) como requisito para inscrição no estágio da Ordem dos Advogados e de reduzir esse mesmo estágio para 18 meses, a proposta de Lei do novo Estatuto da Ordem dos Advogados define, no artigo nº 227º, que esta instituição passará a ser ser tutelada pela ministra da Justiça. Assim, qualquer alteração ao estágio e às provas de acesso à profissão, que a Bastonária da Ordem dos Advogados queira fazer, terá  de passar pelo Ministério da Justiça.

Para melhor esclarecimento, aconselha-se a leitura da Proposta de Lei 309/XII (Aprova o novo Estatuto da Ordem dos Advogados, em conformidade com a Lei n.º 2/2013, de 10 de janeiro, que estabelece o regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais). para melhor esclarecimento.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.