Foi submetida, ao Conselho Geral da Universidade do Porto (UP), para o ano letivo 2015/16, uma proposta de aumento do valor da propina das licenciaturas e mestrados integrados de 999 para 1.063,47€. Esta proposta foi elaborada pelo reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo e vai ser analisada no próximo dia 13 de março, sexta-feira.

A Federação Académica do Porto (FAP) e as associações de estudantes da Universidade do Porto vieram manifestar-se contra este aumento e solicitar ao Conselho Geral da Universidade do Porto que rejeite essa proposta.

Em comunicado, a Federação Académica do Porto salienta que as repercussões serão “muito negativas” dado que  “2015 é o ano subsequente à saída do programa de assistência económica e financeira que envolveu o nosso país num conjunto de fortes políticas de austeridade que, procurando dar resposta à agravada crise socioeconómica, diminuiu os rendimentos disponíveis das famílias portuguesas, numa lógica contrária à tendência de aumento de custo de vida sentida por todos os intervenientes”.

Assim, segundo a FAP, os 64 € de aumento podem influenciar a taxa de abandono escolar e consequentemente a diminuição nas receitas e no número de estudantes da Universidade do Porto.

Comunicado

 

 

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.