Se vais estagiar para Lisboa deixamos-te dicas quanto ao custo de vista, transportes públicos, restaurantes e bares ou locais tranquilos para estudar ou ler um livro.

Vera Martinez

Nasceu, cresceu e sempre viveu na cidade de Lisboa, cidade que nunca a desilude e a faz sentir sempre em casa.

É o testemunho de Vera Martinez,  licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e com uma Pós-Graduação em Propriedade Industrial e Direitos de Autor, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, atualmente é advogada associada na TELLES.

Ainda que não tenha conhecido outra realidade, com excepção dos seis meses que vivi em Bolonha, Itália, durante o programa Erasmus, nunca tive dúvidas que queria trabalhar em Lisboa, pelos mais variados motivos: é uma cidade cheia de luz que nos permite trabalhar num mercado muito diversificado e ao mesmo tempo aproveitar aquilo que a vida tem de melhor – música, teatro, espectáculos ao ar livre e eventos muito diversificados e disponíveis todos os dias da semana.

Trabalhar e viver no centro de Lisboa dá-nos, de facto, uma qualidade de vida de que não abdico: desde acordar de manhã e escolher um dos mais variados jardins para uma corrida matinal, aquela que nos dá força e animo para mais um dia de trabalho, a sair do escritório à hora do almoço e aproveitar aquele momento para reabastecer energias com um sol que nos cativa quase todo o ano, e raramente nos desilude, até aos fins de tarde e noites quentes que levam todos a, depois de um dia de trabalho, encontrar amigos nos demais pontos de encontro ao ar livre que esta cidade nos oferece.

Lisboa (2)Apesar das suas sete colinas, Lisboa convida-nos sempre a várias caminhadas a pé, que nos levam conhecer tudo o que esta cidade maravilhosa tem de melhor: desde os melhores (e mais baratos) restaurantes, aos miradouros com as vistas mais incríveis da cidade (destaco a vista do miradouro de São Pedro de Alcântara ou do Adamastor), aos vários bares e pontos de encontro inesperados. E tudo isto sem demoras prolongadas ou perdas de tempo no trânsito, já que, para além da solução da caminhada, Lisboa tem uma linha de metro que nos leva a todo o lado sem darmos por isso! E temos ainda os elétricos, um transporte internacionalmente conhecido e que nos leva a dar passeios de contos de fada, pelas zonas mais bonitas de Lisboa, até ao alto do Castelo de São Jorge (outra vista que te tira por completo a respiração!).

Sendo também uma cidade com uma cultura muito diversificada, encontramos na restauração as cozinhas de todo o mundo, que por vezes nos dificultam a escolha para um almoço ou um jantar, mas também nos levam a conhecer um bocadinho do que há lá fora cá dentro. Aqui irá sempre depender do que procuras e de quanto queres gastar. Por exemplo, encontras facilmente um bom menu de almoço por cerca de € 8,00 num dos inúmeros cafés e esplanadas da cidade. E ao jantar, consegues juntar um bom grupo de amigos numa das imensas “tascas” no Príncipe Real, Bairro Alto ou Cais do Sodré ou, ainda, encontrares-te para beber um copo e atacar uns petiscos no mercado de Campo de Ourique.

Não esquecer, claro, as inúmeras praias para um verão relaxado, onde passamos dias intermináveis de calor, com bons restaurantes a apenas minutos de distância. E para fugir à confusão, encontras sempre o teu “cantinho” para ler um livro, por exemplo, nos jardins da Função Calouste Gulbenkien ou descobres uma exposição nova numa das mais diversas galerias do Chiado.

Lisboa (6)E com tudo isto, o melhor passa mesmo por podermos aliar este mundo de possibilidades com um mundo de oportunidades de trabalho, negócio, crescimento e desenvolvimento profissional, que só Lisboa nos pode oferecer, enquanto capital de Portugal e cidade tão bem localizada no nosso país.

Viver em Lisboa significa, ainda, a possibilidade de desfrutarmos de uma cidade que nos cativa ao mesmo tempo que nos permite desenvolver o lado profissional. Falamos, por exemplo, num evento social, onde podemos unir o networking com momentos mais descontraídos, aproveitando, assim, o que a cidade tem de melhor para oferecer.

Viver em Lisboa significa, para mim, viver numa cidade que me preenche e me permite conciliar tudo aquilo que preciso, a título pessoal e profissional. Não tenho dúvidas que qualquer um se sentirá bem-vindo e acolhido nesta cidade!

Boa sorte!

Vera Martinez

Telles Abreu_banner

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.