Hoje, dia 24 de março, comemora-se o Dia do Estudante que vai ser assinalado por várias iniciativas ao longo do o país, sendo que a maioria delas visam reivindicar  melhorias no Ensino Superior.

A Associação Académica de Coimbra que  é  uma das vozes mais activas contra os cortes do Ensino Superior, vai realizar um cordão humano com as mãos e os pés atados em protesto contra esses cortes. A manifestação começa no largo Dom Dinis, pelas 12h, e termina do edifício da  AAC (Associação Académica de Coimbra). Esta manifestação (aprovada em  assembleia magna) visa também mostrar “solidariedade” para com aqueles que abandonaram o ensino superior.

Os estudantes de Coimbra convidaram o Governo para virem a Coimbra, neste dia comemorativo, visitar os vários espaços problemáticos da universidade. Como antevia o presidente da AAC, Bruno Matias, o Governo recusou o desafio e acabou por convidar a AAC para, no mesmo dia, se juntar às restantes associação académicas para um almoço em Braga, onde será  apresentado o Livro Branco para a Juventude.

Bruno Matias, presidente da ACC, recusou o convite do primeiro-ministro, defendendo que este dia deve ser celebrado junto dos estudantes. Em declarações ao jornal Público, Bruno Matias, afirmou que “Recusámos por uma questão de agenda, mas também de princípio”, pois “O Dia do Estudante é para ser celebrado com os estudantes”.

Segundo o mesmo jornal, ao contrário da Associação Académica de Coimbra, a maioria das associações académicas do país aceitou o convite do Governo e vai almoçar com Pedro Passos Coelho no edifício GNRation, em Braga.

Imagem | ACC

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.