Segundo avança o jornal Público, na sua edição diária, o Governo está a analisar uma proposta que elimina  a obrigatoriedade de aprovação nos exames de acesso, alterando assim as regras de acesso ao ensino superior para os Institutos Politécnicos.

Esta proposta, submetida pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), propõe uma alteração às regras de acesso ao ensino superior, criando modelos de ingresso diferentes para o ensino universitário e politécnico. Assim, enquanto que nas Universidade se devia manter o formato em moldes semelhantes aos actuais (média final do ensino secundário e exames às disciplinas específicas exigidas por cada curso superior), nos Politécnicos apenas a nota interna seria contabilizada.

Os Politécnicos do Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa votaram contra esta proposta e o sindicato dos professores da região Centro também não concordam com estas alterações, pois  é “uma proposta que visa a alteração das regras de acesso e de ingresso no ensino superior, criando uma grave diferenciação entre o subsistema universitário e o subsistema politécnico”.

Fonte | Público

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.