Joana Telles de AbreuAquando da selecção do candidato a um estágio, são diversos os factores que determinam a sua integração numa sociedade de advogados. Procurando destacar algumas actividades que podem contribuir para a tua integração, a Dr.ª  Joana Telles de Abreu  dTelles de Abreu e Associados enumera alguns dos passos a dar na preparação para o estágio.

.

O ESTÁGIO É NO FINAL DO CURSO, MAS POSSO JÁ COMEÇAR A PREPARAR.

Todos os anos centenas de licenciados concorrem pela oportunidade de estagiar numa sociedade de advogados. Alguns destes finalistas já participaram em estágios de Verão ou em outros momentos de contacto com esta realidade mas, para muitos, este é o primeiro contacto com um escritório ou sociedade de advogados.

Com o grande número de candidaturas, as sociedades de advogados cada vez mais procuram pelo candidato que reúna o maior número de competências e experiência.

Ter experiência profissional, quer numa sociedade de advogados, quer em qualquer outra área relacionada, é uma vantagem directa.

Mas, para além da experiência profissional,  existem muitos exemplos de actividades que pode ir fazendo enquanto estuda, a que mais tarde dará valor:

Escreva para o jornal da faculdade: a fluência na escrita é um factor incontornável na nossa área e a experiência diz-nos que quando mais escreve, melhor escreverá.

Participe em conferências e colóquios empresariais, e pesquise os seus intervenientes: conhecer os temas do mercado empresarial actual, vai ajudá-lo a pensar sobre os principais temas e, quem sabe, poderá estar a assistir à conferência de um dos seus futuros clientes.

Pratique voluntariado: conhecer outras realidades vai permitir-lhe descobrir competências novas. Vai perceber que diferentes projectos, procuram diferentes competências nossas.

Pratique desporto de equipe: o desporto de equipe vai treinar a competitividade, a partilha do risco, a avaliação partilhada das oportunidades de jogo e a obrigação de ter de se adaptar aos métodos de outra pessoa, valências importantes para uma qualquer equipa de uma sociedade de advogados.

Cursos de Verão: aprender é uma óptima forma de exercitar o seu raciocínio. Não interessa a área, interessa a sua postura de adquirir novos conhecimentos.

Aprender ou aperfeiçoar línguas estrangeiras: conhecer novos idiomas é sempre uma mais-valia. Para além dos benefícios que traz à sua memória, é sempre um ponto a seu favor numa sociedade de advogados que assessore clientes estrangeiros.

Contar já com alguma desta experiência profissional e de vida poderá aumentar as suas hipóteses.

Não fique parado à espera das oportunidades e boa sorte.

Fonte | UDIREITO

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.