A Universidade de Coimbra (UC) arranca em Setembro com as obras de transformação da ruína do antigo Colégio da Trindade, na Alta da cidade, num total de 7 milhões de euros, dando lugar a um centro de investigação na área do direito e da Justiça.

Em comunicado, João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra manifesta a “enorme satisfação do inicio das obras no Colégio da Trindade.”

Situado entre o Paço das Escolas e a Couraça de Lisboa, bem visível ao fundo do pátio da Universidade, em plena zona património mundial, este edifício data do século XVI é a última grande ruína da alta universitária.

Durante o século XX houve muitos planos para a sua utilização, sempre inconsequentes. O Estado Novo, por exemplo, embora o tenha poupado à vaga de demolições que fez desaparecer muita da cidade antiga, não lhe deu qualquer uso relevante, apesar de ter chegado a determinar a sua utilização como residência universitária. Não admira que o longo processo de degradação do edifício tenha culminado, em 1988, com uma grave derrocada da fachada sul da igreja do Colégio.

No início do século XXI a Universidade libertou o edifício de alguns usos residuais, promoveu sucessivas intervenções arqueológicas (a última das quais termina esta semana) e determinou, por decisão do Reitor Seabra Santos, a elaboração de um projeto de recuperação, da autoria da dupla de arquitetos, Francisco e Manuel Aires Mateus, que agora se vai concretizar.

Já em 2014, foi finalmente possível obter todos os licenciamentos, bem como o necessário financiamento (um pouco mais de 5 milhões de euros), conseguido no âmbito do Programa Mais Centro e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, viabilizando as obras que agora começam.

Depois de reabilitado o edifício vai permitir aliviar uma parte importante da carência de instalações da Faculdade de Direito, em particular do seu recém-criado Instituto Jurídico, e instalar o TUJE (Tribunal Universitário Judicial Europeu), uma das novas Unidades Orgânicas da Universidade de Coimbra.

As obras terminarão no segundo semestre de 2015.

Foto | UC

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.