O Partido Socialista (PS) pretende que os antigos alunos ajudem a financiar o Ensino Superior, consignando parte do seu IRS  às universidades e politécnicos.

Esta medida faz parte do documento, apresentado na semana passada, ‘Uma Década para Portugal’ e segundo o economista Manuel Caldeira Cabral, “sem que exista um aumento da carga fiscal”. Assim, à medida que os alunos terminem os seus estudos nas universidades e politécnicos, estas instituições comunicam ao Fisco quem são os seus antigos estudantes e quando estes começaram a trabalhar, uma parte do seu IRS passará a ser consignado às instituições de ensino superior que frequentaram.

Segundo o Diário Económico, ainda não está definida a percentagem de consignação, mas à semelhança do que acontece om as instituições de solidariedade social, estima-se que possa ser de 0,5%.

Esta é uma das soluções apresentadas pelo grupo de economistas que elaboraram o documento ‘Uma Década para Portugal’, para aumentar o financiamento do Ensino Superior.

 

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.