A Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (AEFDUNL) promove a 3.º edição do Quórum, nos próximos dias 1 e 2 de Outubro.

Esta iniciativa visa “proporcionar uma aproximação aos desafios enfrentados por uma Assembleia Constituinte, construindo-se, para esse mesmo efeito, em torno de uma simulação de revisão constitucional destinada a treinar a reflexão dos estudantes quanto aos limites da Constituição e sua aplicabilidade para acompanhar a evolução do sistema jurídico-político português face a novos desafios”.

No primeiro dia do evento, que decorrerá na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL), terá lugar um ciclo de debates, cujo primeiro painel se focará no tema “Os 200 anos do Constitucionalismo português – Escolhas Constitucionais” e terá como oradores o Professor Jorge Miranda, o Juiz Conselheiro João Caupers, o Professor Jorge Bacelar Gouveia e a Professora Ana Cristina Nogueira da Silva.

Já o segundo painel será composto por Deputados à Assembleia da República que discutirão em torno da questão central da atividade de simulação – a Reforma do Sistema Eleitoral – a realizar no dia seguinte, bem como aconselharão os alunos participantes e explicarão um pouco do que é ser-se Deputado e as tarefas e responsabilidades que daí resultam. Será integrado pelos Deputados Alexandre Poço (PSD), Inês Sousa Real (PAN), e Miguel Costa Matos (PS). A moderação será assegurada pelo Professor Tiago Duarte.

Mais informações aqui.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.