A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) promove o colóquio internacional “Liberdade de expressão, liberdade de imprensa e discurso de ódio”, no próximo dia 3 de Março.

Numa sociedade massificada, plural e tecnológica, são frequentes as tensões entre a liberdade de expressão e outros direitos ou interesses merecedores de tutela. A dissolução do «paradoxo da liberdade» (Popper) pela introdução de limites a essa mesma liberdade não se apresenta, todavia, anódina. Se conseguida à custa da antecipação da intervenção ou do alargamento das fronteiras da punição, contribui para pôr em crise a ideia de subsidiariedade do direito penal e, no limite, para a erosão do próprio Estado de Direito.

O colóquio procura discutir criticamente estes problemas em cinco palestras polarizadas em torno da liberdade de expressão na internet, da incriminação do discurso de ódio, da liberdade de imprensa e da censura.

A abertura dos trabalhos vai estar a cargo do Diretor da FDUP, Paulo de Tarso Domingues, e de um representante da comissão organizadora do colóquio, António Manuel de Almeida Costa.

Mais informações sobre o evento aqui.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.