O estudante bracarense João Ferreira foi eleito Presidente do Conselho Nacional de Estudantes de Direito (CNED), durante uma reunião que teve lugar no passado dia 12 de Novembro, em Coimbra. Composta por membros de cada uma das associações estudantis que integram o CNED, a lista  encabeçada pelo estudante de mestrado foi eleita por unanimidade.

É um mandato de grande responsabilidade, porque marca o início deste órgão enquanto órgão munido de personalidade jurídica”, declarou João Ferreira, que é também presidente da Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho, “propomo-nos a realizar um trabalho verdadeiramente representativo dos estudantes de direito, defendo-os e apoiando-os em todos os seus anseios e necessidades. É também essencial a criação das estruturas base para o funcionamento deste órgão“.

O recém-eleito Presidente do CNED sublinhou ainda que é preciso “aproximar este órgão nacional que representa os estudantes de direito de todos eles, quer frequentem a licenciatura, quer frequentem outros ciclos de estudos“.

Na ordem de trabalhos da nova Direcção encontram-se a conclusão do processo de obtenção de personalidade jurídica por parte do CNED, a contínua defesa dos interesses do estudantes, a criação de uma cada vez mais forte ligação dos estudantes e dos cursos de Direito à Sociedade Civil, a participação, enquanto membro ativo, no Conselho Nacional da Juventude, a promoção de diligências no sentido de ser possível usufruir do financiamento previsto nos apoios estatais, bem como a dinamização de iniciativas de aproximação ao cidadão que não tem sensibilidade para as questões jurídicas.

No mesmo sufrágio foram ainda eleitos João Couceiro, da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto, para presidir à Assembleia Geral e Inês Lima, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, para liderar o Conselho Fiscal.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.