Ministério da tutela revela que 58% dos alunos conseguiu vaga na sua primeira opção. Nota mínima de entrada em Medicina subiu este ano.

Mais de 90 por cento dos candidatos ao ensino superior ficaram colocados na primeira fase, 58% dos quais na sua primeira opção, revela o Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Os resultados da primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior são hoje divulgados e, segundo dados do MEC, ficaram colocados 42.243 alunos, o que representa 91 por cento das 46.636 candidaturas válidas.

O número de candidatos colocados na primeira fase aumentou relativamente ao ano passado, quando a taxa foi de 88%, e a de 2009 (86%), o que deverá traduzir a redução do número de candidatos, que este ano foi inferior a 47 mil, quando nos dois últimos anos rondou os 52 mil.

Metade dos cursos com todas as vagas preenchidas

Metade dos cursos do ensino superior ficaram com a totalidade das vagas preenchidas na primeira fase do concurso de acesso, enquanto 17 ficaram sem qualquer aluno colocado.

Dos 1152 cursos abertos a candidatura, 574 ficaram com todas as vagas preenchidas, o que representa 49,8 por cento. No extremo oposto ficaram 17 cursos, de nove Institutos Politécnicos, que não viram qualquer vaga preenchida.

O curso de Direito da Universidade de Lisboa volta a ser o recordista das colocações, com as suas 450 vagas preenchidas, seguido do mesmo curso na Universidade de Coimbra, com todos os 330 lugares ocupados.

Nota de entrada em Medicina sobe para 18 valores

A nota mínima de entrada em Medicina subiu este ano para 18 valores, mais um do que no ano passado, indicam os dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC).

De acordo com os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, a nota mais baixa de entrada em Medicina, o curso que tem das médias mais altas a nível nacional, foi 18,02 (em 20), no acesso ao Ciclo Básico de Medicina da Universidade da Madeira.

No ano passado, o mesmo curso teve nota mínima de entrada de 17,82.

Ciências Sociais foi área mais procurada

A área de Ciências Sociais, Comércio e Direito foi a preferida pelos alunos no concurso de acesso ao ensino superior deste ano, com mais de doze mil colocações, segundo dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC).

A área de Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção foi a segunda nas preferências dos alunos, com mais de nove mil colocações, seguindo-se Saúde, com cerca de 7500 entradas.

Das áreas principais de classificação dos cursos, a Agricultura foi a menos procurada, registando-se apenas 706 entradas, com cerca de 500 vagas a sobrar para a segunda fase.

Calendário da 2ª fase

 A segunda fase das candidaturas ao ensino superior começa na segunda-feira e decorre até ao dia 30 de setembro, pondo a concurso mais de 12 mil vagas em universidades e politécnicos.

Nesta fase são colocadas a concurso as 12 mil vagas que sobraram da primeira fase, as vagas da primeira fase em que não se concretizou a matrícula e a inscrição ou que foram libertadas em consequência da recolocação de estudantes, além das vagas dos concursos especiais.

À segunda fase podem concorrer os estudantes que não foram colocados na primeira fase, os que, tendo sido colocados, querem candidatar-se de novo, e os que apenas reuniram condições de candidatura após o fim do prazo de inscrição na primeira fase.

Fonte: Expresso

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.