A Universidade Europeia vai realizar um webinar intitulado “Os limites éticos e jurídicos e a empregabilidade da Inteligência artificial no contexto atual” na próxima sexta-feira, amanhã, 19 de Junho.

A inteligência aponta para processos cognitivos que tomam os dados como matéria-prima para a produção das diversas espécies de informação, manifestando-se na forma de conhecimento. Parte do quotidiano da Humanidade desde os tempos mais remotos, tem forjado, juntamente com outras dimensões do saber, o que se convencionou chamar de traço civilizacional.

A inteligência parametriza-se em relação ao Humano, sobretudo tendo em vista as circunstâncias de vida de cada pessoa, mas com o incremento científico do século XX contempla novas alternativas que, artificializadas, manifestam-se de modo complexo.

A inteligência deixa assim de ser tomada como um atributo exclusivamente humano para servir na caracterização de alguns artefactos e máquinas que, com a evolução da ciência de dados, passou a ser auto referenciável. Na medida em que consiste numa espécie de tecnologia, a inteligência artificial deve estar a serviço do ser humano para auxiliá-lo no desafio da emancipação de viver como o principal protagonista numa altura em que se discute os delineamentos da ciberdemocracia.

Gabrielle Sarlet, Professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) é a convidada desta sessão que conta com a moderação de Cristina Caldeira, jurista, professora da Universidade Europeia e investigadora na área de Propriedade Intelectual e Alexandre Sousa Pinheiro, jurista e professor da Universidade Europeia

O webinar é promovido pelo Centro de Estudo sobre Privacidade e Proteção de Dados Pessoais da Universidade Europeia e tem acesso gratuito.

Mais informações aqui.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.