“O Direito do Trabalho na Sociedade Líquida” em debate na Autónoma

A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) será palco esta quarta-feira, 13 de Fevereiro, de umas jornadas internacionais intituladas “O Direito do trabalho na Sociedade Líquida”.

sociedade líquida coloca um grande desafio ao Direito: não ceder à erosão e à tentativa de demolição do edifício dos direitos fundamentais sociais. A liquidificação das relações sociais e laborais apresentam-nos um tempo de flexibilização e um tempo de reafirmação de direitos, como os de acesso ao trabalho por parte das pessoas portadoras de deficiência, numa europa resistente à sua fragmentação e num mundo exíguo digitalizado, cuja solução de garantia não passa pela incriminação de condutas ou pela implementação de um regime detrator do equilíbrio do Direito.

Serão, assim, debatidos nesta iniciativa temas como a tutela do direito ao trabalho no espaço da União Europeia; a tutela das pessoas portadoras de deficiência no âmbito laboral: e  criminalização de condutas lesivas de bens jurídicos no âmbito laboral; entre outros.

Estas jornadas surgem no âmbito da parceria da Autónoma com o IURJ, e são promovidas pelo Departamento de Direito, Ratio Legis e Instituto Universitário.

Informações adicionais aqui.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.