Gonçalo Matias foi nomeado Diretor da Global School of Law (CGSL) da Faculdade de Direito da Universidade Católica, por um período de três anos.

É atualmente professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu a Licenciatura, o Mestrado e o Doutoramento. É também Director de Estudos e membro da Comissão Executiva e do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Atua especialmente nas áreas de Direito Regulatório, Administrativo, Constitucional e Internacional. Realizou investigação como Fulbright Visiting Scholar na Georgetown University Law School e foi professor convidado da Washington University in St. Louis. Desempenha funções como Assessor para os Assuntos Jurídicos e Constitucionais da Casa Civil da Presidência da República, Membro do júri de provas de admissão ao Centro de Estudos Judiciários e Assessor no Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (2003 e 2004).

A criação da Catolica Global School of Law permitiu a criação de condições inovadoras para o ensino do Direito Global. Através de um novo modelo de ensino que promove a interatividade, a interdisciplinaridade e a multiculturalidade na sala de aula e de um acesso exclusivo a um grupo de professores das mais reconhecidas Universidades globais. Este inovador projeto tem vindo a ser cada vez mais reconhecido a nível nacional e internacional, colocando a CGSL na liderança da inovação e da internacionalização. O desafio passa agora pela capacidade de continuar a responder de forma inovadora e no tempo certo às necessidades atuais e futuras do mercado”, afirmou Gonçalo Matias, face a este novo desafio.

Criada em 2009, a Católica Global School of Law posicionou-se como a escola internacional de referência no Direito transnacional em Portugal. Disponibiliza dois programas de formação avançada lecionados na integra em inglês (LL.M.) que contam com reconhecidos professores americanos e europeus assim como parcerias internacionais com várias escolas de Direito de renome internacional. Em 2017, estes dois programas de LL.M figuravam entre os 50 melhores da Europa Ocidental no ranking da Eduniversal.

Para além desta nomeação, Gonçalo Matias foi também eleito Presidente da Law Schools Global League, uma Liga mundial que reúne as escolas mais inovadoras no ensino de direito transnacional.

A Católica Global School of Law é a única escola portuguesa a integrar esta Liga e a representar o país, num universo de mais de 25 escolas de 18 países dos 5 continentes.

A Law Schools Global League tem como objetivo promover o debate académico em torno do impacto da globalização do direito, do ensino do direito neste contexto, estimular e facilitar a cooperação quer na edução quer na pesquisa junto dos membros que integram a Liga e facilitar a cooperação internacional junto dos profissionais de direito.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.