No seguimento do artigo Como selecionar onde estagiar?, hoje são-nos apresentado os pontos a considerar na escolha entre um escritório de média/grande dimensão ou um pequeno escritório. Este texto traduz as sugestões da Dr.ª Mariana Ferreira Martins, Sócia da TELLES e responsável pelo recrutamento na sociedade.

.

COMO ESCOLHER ENTRE ESTAGIAR NUMA SOCIEDADE DE MÉDIA/ GRANDE DIMENSÃO OU NUM PEQUENO ESCRITÓRIO DE ADVOGADOS?

Mariana Ferreira MartinsAntes de relfectires sobre o que poderás vir a encontrar, pensa também no que poderás tu oferecer e quais os teus objectivos para este estágio. Deixamos-te algumas ideias para reflexão.

Quem já passou por escritórios mais pequenos e por grandes/médias sociedades de advogados, saberá que as duas realidades podem ser experiências totalmente diferentes. No entanto, tal como não há dois advogados iguais, também não poderemos assumir que todos os escritórios, seja qual for a sua dimensão, sigam um mesmo padrão de gestão das suas equipas de estagiários.

Assim, deixamos-te alguns tópicos para ponderares, reforçando que cada escritório é único e que a tua decisão não é irreversível: podes sempre mudar de local de estágio se não te sentires enquadrado com o que vais encontrar.

  • Num escritório de advogados mais pequeno poderás encontrar processos menos complicados e burocráticos do que numa sociedade maior.
  • Num escritório maior podes esperar trabalhar uma maior diversidade de áreas de prática e acompanhar um maior número de Clientes. Mesmo que não trabalhes directamente, vais contactar com o trabalho de outros advogados e aprender com diferentes modelos de organização das equipas.
  • Num escritório de advogados mais pequeno poderás ter de assumir diferentes responsabilidades e funções. Numa equipa mais pequena é natural que te exijam maior autonomia e que tenhas que, algumas vezes, desempenhar mais do que uma função.
  • Num escritório de advogados maior poderás encontrar um maior número de oportunidades de carreira, pelo elevado número de clientes e diversidade de projectos.
  • Num escritório mais pequeno poderás acompanhar, com maior profundidade, o trabalho de um ou mais sócios. O facto da equipa ser mais pequena permite maior proximidade entre os estagiários e os advogados mais séniores.
  • Num escritório de advogados maior poderás ter mais hipóteses de trabalhar clientes internacionais.

Se tiveres a oportunidade trabalhar com os dois tipos de estruturas vais-te aperceber que existe grande probabilidade de seres bem sucedido em qualquer uma delas. Se tiveres de escolher, poderá ser uma boa ideia falares com alguém que tenha tido uma e outra experiência.

Creio, com alguma segurança, que não poderás vir a dizer que existe uma hipótese melhor, porque são, certamente, experiências diferentes.

Telles Abreu_banner

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.