A equipa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa sagrou-se vencedora do Moot Court Português de Direito Internacional.

Tratou-se do primeiro Moot Court Português de Direito Internacional em que a FDUL participou como organizadora, a convite e com parceria da FDUNL e da Associação de Estudantes da FDUNL.

“O Moot Courts, trata-se, de uma forma de desenvolver os conhecimentos técnicos de inglês (e por vezes também francês) jurídico, de aprofundar os conhecimentos dos alunos em matérias dadas na licenciatura e de os alargar a áreas não leccionadas durante o 1.º ciclo de estudos. Ao mesmo tempo, os alunos adquirem ferramentas para treinarem a aplicação do Direito aos factos e para testarem os limites de uma aplicação meramente formalista das normas jurídicas, da mesma forma que obtêm competências práticas de elaboração de peças processuais, de oralidade em público e de estratégia processual. Sendo os restantes participantes de nacionalidades e famílias jurídicas diversas, os alunos são confrontados com formas de pensar e de trabalhar com o Direito diversas, o que enriquece as respetivas formações humana e jurídica. O número de horas de trabalho necessário é bastante exigente, obrigando a aturada investigação individual de doutrina e de jurisprudência nacionais e internacionais. Compreende-se, por isso, que a participação nestas competições – em que os alunos têm a oportunidade de representar não só a FDUL, como o país – seja valorizada pelo mercado da advocacia.”

A equipa vencedora era composta pela Patrícia Garcia, a Rita Branquinho, o Salvador Luz e o Vasco Ressano Garcia – e ao seu coach Miguel Mota Delgado.

Foto|  Moot Courts FDUL

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.