No dia 25 de novembro, quarta-feira, a ELSA Coimbra promove um ciclo de conferências subordinado ao tema “Rumo à Europa: A nova crise migratória”, que visa analisar e discutir  aquela que é a maior vaga migratória – e de refugiados – a que o mundo assiste desde a II Guerra Mundial.

Esta iniciativa será composta por dois blocos distintos, tendo o primeiro início às 11h que, após uma breve contextualização histórico-religiosa dos problemas na Síria, versará sobre o papel da União Europeia face à vaga migratória dos nossos dias, bem como na intervenção de resolução de conflitos, nomeadamente medidas de política interna e externa no combate ao terrorismo.

Esta  primeira conferência vai ainda analisar de que forma é que os Direitos Humanos poderão ser afetados ou postos em causa com esta crise humanitária, debatendo questões relativamente à xenofobia, à resiliência dos migrantes, assim como a questão do possível aumento de casos de violação sexual ou de tráfico de seres humanos em situações de guerra.

Durante a tarde, terá lugar a conferência “Portugal: Efeitos a curto, médio e longo prazo” que pretende debater a situação portuguesa em pormenor, refletindo sobre as condições de acolhimento propostas por Portugal, assim como a sua viabilidade prática tendo em conta o nosso ordenamento jurídico e os diversos fatores económicos, sociais e políticos.

Com este evento, a ElSA Coimbra “pretende promover o debate e a troca de conhecimentos no que diz respeito a este problema político, económico e sobretudo Humano que tem preocupado o Mundo dos nossos dias”.

As conferências decorrerão no Instituto Universitário Justiça e Paz (Coimbra) e a participação nelas tem um custo associado de 3€ para sócios da ELSA e de 5€ para não sócios, devendo os interessados submeter  a sua inscrição até dia 23 de novembro.

Mais informações, aqui.

ELSA_CBR_Crise_migartória

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.