São 220 os alunos que criaram 40 ideias de negócio e que, nos dias 11 e 15 de dezembro, vão tentar convencer um painel de gestores e empresários a comprar as suas ideias.

A iniciativa tem como objetivo fazer com que os estudantes encarem o empreendedorismo como uma opção concorrente ao mercado de trabalho tradicional, num contexto fortemente inovador e único no país.

A criatividade, a iniciativa, o trabalho de equipa, a comunicação e a sustentação do modelo de negócio atrativo para investidores são alguns dos fatores críticos de sucesso na avaliação destes projetos que envolveram estudantes das diferentes licenciaturas.

Entre as 40 ideias de negócio destacaram-se – “O mundo à sua mesa”, “Make you way” e “C Green”. Os três inspiraram-se no turismo e na restauração, áreas de negócios que têm alavancado as economias nacionais e regionais

“O mundo à sua mesa” visa organizar Festivais Gastronómicos, cujos eventos envolvem a participação de restaurantes de referência provenientes de 15 países, a comercialização de produtos típicos de cada uma das nacionalidades e “workshops” gastronómicos e vínicos, adianta Catarina Magalhães, estudante de “Gestão Hoteleira”.

A “Make your way” é uma plataforma de informação turística que permite ao utilizador elaborar a sua própria rota turística. Na primeira fase, estará disponível apenas para a cidade do Porto mas, posteriormente, irá englobar o país, revela David Moura, estudante de Gestão.

Já o “C Green” é um conceito de loja que permite viver experiências com produtos biológicos – batidos, sumos, iogurtes e frutas – em que as sementes de várias partes do mundo são omnipresentes. O “décor” do espaço recria os ambientes frios do ártico e os quentes exóticos e explica a origem dos produtos utilizados.

Via/ Foto | UPT

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.