AMariana Ferreira Martins carta de apresentação é um dos elementos, aquando, de uma candidatura que não deve ser descurado. A sua redacção e os elementos a serem vertidos na mesma, são pontos a ter em consideração e podem determinar a diferença no momento da escolha do candidato. Com ajuda da Dra. Mariana Ferreira Martins, Sócia da Telles de Abreu e Associados e uma das responsáveis pela área do recrutamento de estagiários na Sociedade, vamos  apresentar alguns pontos a ter em atenção.

 

O que não se deve esquecer de incluir na sua carta de apresentação?

Não obstante o facto de, nos dias de hoje, o envio dos CVs ser feito, na grande maioria dos casos, via electrónica e não por correio, consideramos que tal não invalida que o mesmo seja acompanhado de uma carta de apresentação.

Através desta carta de apresentação, o candidato evidencia, de uma forma personalizada, as principais características e a adequação do seu perfil à sociedade a que concorre. Esta carta poderá ser o primeiro contacto com o seu futuro local de trabalho, pelo que deverá ter em atenção alguns pormenores. Uma carta de apresentação bem redigida e sucinta poderá ser um elemento decisivo para ser seleccionado para a entrevista.

Antes de escrever a carta, conheça o seu interlocutor. Um escritório de advogados com forte presença internacional, por exemplo, poderá atribuir mais importância ao domínio de línguas do que um escritório em prática individual que trabalhe apenas clientes privados locais. Da mesma forma que uma sociedade especializada na assessoria às empresas, valorizará competências nas ciências empresariais.

Pense bem sobre o que vai querer evidenciar e evite redundâncias e excesso de modéstia. Repetir várias vezes a mesma ideia, não facilita a leitura. Seja directo e muito claro, com uma linha condutora.

A carta é uma apresentação sucinta, seja resumido e deixe o detalhe para o currículo. Indique apenas informação que valorize a adequação do seu perfil à sociedade para onde concorre.

Utilize o último parágrafo da sua carta para agradecer a atenção que lhe disponibilizaram e a oportunidade que lhe possa ser concedida de realização de uma entrevista, deixando os seus dados de contacto.

Fonte /Foto | UDIREITO

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.