(…) A concepção da Advocacia para esta candidatura centra-se nas pessoas concretas dos Advogados, independentemente dos grupos em que possam ser organizados ou por que possam ser distribuídos (…). Para nós, os Advogados são, à partida, todos iguais e portadores da mesma dignidade.

Não ignoramos, todavia, que os Colegas não se encontram todos, de facto, em condições de real igualdade e que os Colegas mais recentes se debatem com um conjunto de dificuldades específicas (…) que os devemos ajudar a vencer, não só por causa e em proveito deles, como da própria Ordem. (…)

Com efeito, por força do seu juvenescimento, a Ordem dos Advogados vê-se hoje confrontada com uma nova realidade sociológica que a obriga a repensar a imagem que tem de si mesma e a ideia do que deve vir a ser. (…) Daqui nasce o desafio (…) de garantir uma aculturação dos novos Advogados e de lhes fornecer uma referência comum (o núcleo de valores deontológicos), que não atrofie a sua singularidade nem hipoteque o potencial de inovação de que são portadores e que assegure, enfim, a permanente reconstituição da identidade da Ordem dos Advogados.(…)

Sobre essa base deontológica comum importa definir e implementar adequadas políticas de discriminação positiva, com base em preocupações de solidariedade e coesão, por forma a garantir a todos os Colegas as condições de dignidade mínimas no exercício da profissão (…)

A Lista S avança um conjunto de propostas centradas nos Advogados em início de carreira – i.e. eventuais futuros Advogados, Advogados Estagiários, Advogados no lançamento da sua carreira ou os Advogados nos primeiros 10 anos do exercício da profissão –, destinadas a assegurar a sua revalorização social, seja através da criação de pontes com as instituições universitárias, da responsabilização de todos os Advogados pela integração e formação profissionais dos Colegas Estagiários e da implementação de medidas concretas de apoio aquando do lançamento da carreira e durante os primeiros dez anos de profissão.

Podes ler o artigo completo no link abaixo:

UD_pdfA ORDEM DOS ADVOGADOS E OS JOVENS ADVOGADOS – Guilherme Figueiredo

[box]

Sobre Dr. Guilherme Figueiredo

Licenciado em Ciências Jurídico-Económicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados há 2 mandatos consecutivos, desde 2008. Advogado desde 1982, essencialmente nas áreas do Direito do Trabalho e da Empresa, do Direito Civil, dos Direitos de Autor e do Direito da Família. Áreas sobre as quais tem participado em diversos colóquios, palestras, conferências, bem como dado formação.

Para além da advocacia, Guilherme Figueiredo tem uma ligação especial às artes e ao desporto. Foi Comissário na Fundação Serralves e hoje preside ao Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende.

Em maio de 2012 um grupo de amigos e colegas prestaram-lhe homenagem pela sua actividade cultural e cívica, e reuniram num livro parte das suas obras preferidas e palavras de apreço e apoio. Em Maio deste ano publicou o livro de poesia “Porque hoje é domingo!”.

[/box]

Remetido por | Candidatura Dr. Guilherme Figueiredo

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.