Marinho Pinto quer que acesso à profissão só seja possível com mestrado

Marinho Pinto quer que acesso à profissão só seja possível com mestrado

O bastonário Marinho Pinto defende que só deverá ser advogado quem tem o grau de mestre ou se tenha licenciado antes de Bolonha.

O bastonário Marinho Pinto anunciou hoje que vai apresentar uma proposta de alteração dos estatutos da Ordem dos Advogados para que só os mestres em Direito ou licenciados pré-Bolonha possam aceder à profissão.

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional o exame de acesso ao estágio na Ordem dos Advogados, numa decisão hoje divulgada.

«É uma pena porque queríamos escolher, entre os novos licenciados, isto é, com três e quatro anos de curso, aqueles que fossem bons», disse Marinho Pinto, o bastonário que tornou obrigatório para os licenciados pós-Bolonha um exame de acesso ao estágio na Ordem dos Advogados.

O presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, Gonçalo Carrilho, diz que o bastonário tem um problema grave, porque confunde a Ordem com o Ministério da Educação e estima que a proposta de Marinho Pinto será de novo inconstitucional.

Fonte: TSF

No comments yet.

Deixar uma resposta