O DIREITO GERAL DE PERSONALIDADE

O DIREITO GERAL DE PERSONALIDADE

O DIREITO GERAL DE PERSONALIDADE
REIMPRESSÃO
Rabindranath V. A. Capelo de Sousa
ISBN 972-32-0677-3
Coimbra Editora – grupo Wolters Kluwer , Jan. 2011, 708 págs.
40,28 Euros (IVA Incluído)

Primeiro trabalho monográfico português sobre o direito em geral de personalidade previsto fundamentalmente no art. 70.º do Código Civil. Nele se determinam e caracterizam os bens juscivilisticamente protegidos integrantes da personalidade humana, como a vida, a integridade física, a saúde, a honra, a existência, a igualdade, a segurança, a identidade, a intimidade da vida privada, o sigilo, os sentimentos, as capacidades anímicas e criadoras, a autoria moral, a imagem, o ambiente e o desenvolvimento da personalidade pré-natal bem como a do cadáver e a da memória do falecido.
Determina-se a responsabilidade civil dos indivíduos, das pessoas colectivas privadas e públicas, particularmente do Estado, por danos na personalidade humana, bem como os modos processuais da sua efectivação, inlcusivé no Direito Internacional e Comunitário.
Conhece-se dos limites do direito geral de personalidade, nomeadamente face à colisão de direitos, ao abuso de direito, às causas de justificação da ilicitude e aos contratos. Articula-se o direito geral de personalidade com os direitos especiaisde personalidade e com outros institutos jurídicos próximos ou afins (como os direitos fundamentais, os direitos subjectivos públicos e os direitos do homem). Investiga-se a tutela da personalidade das pessoas colectivas. Finalmente, caracteriza-se a natureza do direito geral de personalidade, enquanto direito subjectivo, direito pessoal absoluto e direito fundamental materialmente constitucional.

Fonte: Coimbra Editora

No comments yet.

Deixar uma resposta